sábado, 22 de janeiro de 2011

Dieta do chá branco utilizada por Juliana Paes


O poder do chá branco… usado por Juliana Paes.
O chá branco está cada vez mais popular no Brasil e é muuuito mais poderoso do que seu predecessor verde. “Apesar de extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis, o chá branco é menos processado que o verde. Por isso, suas substâncias benéficas, como os antioxidantes, ficam mais preservadas”, explica o fitoterapeuta paulista André Resende. Entre seus poderes, o chá branco desincha, acelera o metabolismo e, conseqüentemente a queima do estoque de gordura, protege o coração, combate o envelhecimento… Conheça mais sobre esta novidade!
Quantas xícaras de chá branco devo beber por dia?
De duas a quatro xícaras”, indica o ortomolecular Wilson Rondó Júnior, de São Paulo.

Qual a temperatura e o horário ideais para tomá-lo?
Beba o chá na temperatura de sua preferência . “O mais comum é tomá-lo quente”, diz Dina Kaufman, especialista em medicina chinesa, de São Paulo. Tome-o apenas até às 18 h, porque possui cafeína.

O chá branco pode ser adoçado?
“Até pode. Mas como seu sabor é delicado e adocicado, não é necessário”, diz Rondó.

Pode ser preparado horas antes de consumi-lo?
O ideal é tomá-lo logo após o preparo, pois o ar destrói parte dos componentes ativos.

O chá verde e o chá preto têm as mesmas propriedades do branco?Como são todos extraídos da mesma planta, a Camellia sinensis, eles têm as mesmas propriedades, mas não a mesma potência. Os processos de torrefação e fermentação reduzem os benefícios da erva, especialmente no chá preto. O chá branco oferece benefícios bem próximos aos do chá verde, mas como ele é menos processado, tem as propriedades mais acentuadas.
Tem contra-indicações?Grávidas só podem tomar com autorização médica. “O consumo excessivo pode aumentar a concentração de cafeína no corpo e causar insônia, tremedeira e irritabilidade”, alerta Rondó.

O poder da Camellia sinensis
Conheça as virtudes medicinais da planta, da qual é extraída os chás branco, preto e verde

As virtudes medicinais da planta Camellia sinensis são conhecidas há séculos pelos orientais, mas somente hoje a ciência está comprovando suas propriedades. Originária do sudeste asiático, a planta é cultivada principalmente na China e na Índia. No Brasil, é plantada na região do Vale do Ribeira, em São Paulo, onde é utilizada para fazer chá preto. A partir das folhas da Camellia sinensis é possível obter diferentes tipos de chá:
Branco: Com sabor mais suave e adocicado, é o tipo mais caro e raro de chá. É extraído de folhas e brotos bem jovens, com uma fina camada de pêlos na superfície, o que lhe confere a cor esbranquiçada. Como é o menos processado de todos, suas substâncias benéficas são mais preservadas e ele é mais potente.
Verde: O queridinho de Juliana Paes, Angélica, Thaís Fersoza e Paola Oliveira. As folhas são tratadas num sistema a vapor, imediatamente após colheita, evitando, assim, a fermentação. O sabor é amargo e tem um nível intermediário de cafeína.
Preto: É o mais comum dos chás, representando cerca de 70% do consumo mundial. As folhas sofrem um processo de fermentação, o que confere à bebida um tom avermelhado escuro e sabor intenso. Nesse processo, perdem parte dos princípios ativos. Contém maior porcentagem de cafeína do que os outros chás.
O chá branco é bom para…
…Prevenir contra o envelhecimento:Entre todos os chás, é o mais rico em substâncias antioxidantes, nutrientes capazes de combater os radicais livres responsáveis pelo envelhecimento precoce das células.
…Emagrecer:
“O chá branco acelera o metabolismo, estimulando a queima calórica”, explica André Resende. “E ele é diurético”, complementa Dina Kaufman. Mas vale lembrar que a bebida não é milagrosa: é fundamental aliá-la a uma dieta balanceada e praticar exercícios físicos regulares.


…Diminuir os níveis de colesterol:
“Assim como o verde, estudos associam o consumo do chá branco à diminuição das taxas de LCL, o colesterol ruim”, diz Resende.

…Proteger o coração:
A bebida também controla a pressão arterial e possui ação vasodilatadora, fortalecendo e aumentando a capacidade dos vasos sangüíneos.

…Combater o câncer:
Recentes estudos feitos com ratos que receberam agentes cancerígenos constataram que a bebida pode inibir alguns tipos de câncer, como o de próstata e o de estômago. “Mas ainda há muito o que pesquisar até que o chá branco possa ser usado no tratamento e na prevenção do câncer em humanos”, alerta Wilson Rondó Júnior.

…Aumentar a imunidade do corpo:Uma pesquisa americana da Universidade Pace, de Nova York, constatou que a bebida combate as bactérias causadoras da pneumonia e das cáries, além de aumentar a imunidade do corpo.
…Deixar a pele linda:
Por ser rica em tanino, substância com propriedades adstringentes e antisépticas, a planta também é indicada para equilibrar peles oleosas. Outra propriedade recém-descoberta: o chá pode proteger a pele contra os efeitos nocivos do sol.

O jeito certo de fazer o chá branco
Para preservar os princípios ativos, coloque a água para ferver e, assim que surgirem as primeiras bolhas, apague o fogo. Acrescente o chá (cerca de 1 ou 2 colheres de chá para 1 xícara de chá) e deixe repousar por cerca de 3 minutos. Depois, é só coar e tomar. Dica: se armazenada em lugar seco e fechado, a erva pode durar até 16 meses.
Composição
Rico em vitaminas K, C, do complexo B e ácido fólico, o chá branco contém ainda flúor e cafeína. Outro ativo importante é o tanino, responsável por baixar os índices do colesterol ruim. Mas as vedetes são os antioxidantes: polifenóis, catequinas e flavonóides.
Onde encontrar a erva
O chá branco é difícil de encontrar e o mais caro de todos: uma caixa com 20 saquinhos importados da China custa cerca de R$ 30 o verde não sai por mais de R$ 5! Isso porque a sua colheita só é feita durante três dias por ano. No Brasil, é possível encontrá-lo em lojas de importados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário