segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Rodrigo e Michelly são eliminados


Os emparedados Rodrigo e Michelly não foram páreos para Rodrigão e Maria, e saem da disputa por R$ 1,5 milhão. “Não se engana facilmente o público. A formação de Paredão no BBB11 se revelou sem média e vaselina, e revelou, de fato, quem são os mais temidos da casa. O público revela quem se entrega e quem não se entrega ao jogo”, disse o apresentador Pedro Bial antes de anunciar os eliminados.
O casal eliminado chora e abraça os colegas de confinamento. "Boa sorte, Michelly", diz a rival Maria. "Você tem que ser forte agora, promete?", pede Rodrigo para Talula. Os dois deixam a casa do BBB sob os aplausos calorosos dos brothers.
Relembre a participação de Michelly na casa
A pequena Michelly, com seu 1,60m de altura, ficou pouco tempo no BBB11, mas o suficiente para namorar, brigar, dançar muito e ainda fazer revelações bombásticas sobre seu passado. “Todo mundo acha que sou doida, mas eu não sou. As pessoas não se aproximam pelo meu jeito e me evitam. Elas fazem uma imagem de mim que não é real e me sinto mal por isso”, disse Michelly, prevendo dificuldades no convívio dentro da casa.
No primeiro jogo comandado por Bial, ela foi apontada pelos participantes como “alguém que não deveria estar no BBB”. A brincadeira assustou, mas lhe rendeu imunidade no primeiro Paredão. Depois desse episódio, ela ainda foi indicada, pelo ex-brother Mauricio, para passar 17h sozinha no Quarto Dourado, e levou duas vezes o Castigo de Monstro. O segundo castigo gerou desconforto e brigas com Jaqueline e o Anjo Maria. Michelly, revoltada por ser castigada uma segunda vez, provocou as participantes com seu “panelaço” e foi ameaçada por Jaqueline.
O vai e vem na relação com Diogo só chegou ao fim com uma revelação sobre um trauma de infância de Michelly. A sister contou para Diogo que não gostava de certas brincadeiras do brother, pois foi molestada quando era criança. O baiano, Natalia, Lucival e Janaina deram apoio à sister. Na última festa, foi votada pelo público como a segunda mais animada da casa e, em outra, a empolgação foi tanta que chegou até a ganhar um beijo na boca de Diana.
Relembre a participação de Rodrigo na casa
Rodrigo não gostou nada de ter sido indicado por Igor ao Paredão quádruplo e inédito, e deixou claro para o paulista a sua decepção. Na cozinha da casa principal, Rodrigo tirou satisfações com Igor, dizendo que achava que ele (Rodrigo), Igor, Rodrigão e Cristiano eram brothers dentro da casa. “Estou levando tapinha de um lado e facada do outro”, disparou o pernambucano.
Rodrigo foi o segundo homem a ficar com alguém no BBB11. Ele e a modelo Talula trocaram os primeiros beijos em uma das camas do Lado B, formando o segundo casal do confinamento, além de Mauricio e Maria.
Assim que entrou no programa, Rodrigo foi um dos moradores do Acampamento Militar junto com Ariadna, Daniel, Diana, Mauricio, Jaqueline, Rodrigão, Maria e Talula. Após o fim do Acampamento os brothers se mudaram para uma nova moradia dentro no BBB. O Lado B dividiu a casa não só fisicamente, como também em dois grandes grupos rivais.
Individualmente, Rodrigo também não teve muita sorte nos outros desafios encarados ao longo do jogo. O pernambucano saiu derrotado em todas as provas do Anjo e Líder. Apenas em seu último dia no BBB que Rodrigo deixou a xepa e desfrutou do conforto da casa principal. O Lado B, finalmente, venceu a Prova da Comida deste domingo, 30, e pôde se mudar para o outro lado da casa.

sábado, 29 de janeiro de 2011

Cabelo liso: paixão nacional

Tudo o que você precisa saber para conquistar um visual lisinho, comportado, brilhante... irresistível!




Só química alisa

Há vários procedimentos com a finalidade de alisar e disciplinar os fios, conhecidos há tempos e já citados nessa reportagem, como o tioglicolato de amônia, a guanidina e o hidróxido de sódio. “Para ocorrer uma transformação, é preciso alterar a distribuição de queratina no córtex da haste capilar e isso só um produto químico potencialmente agressivo pode fazer”, explica Valcinir Bedin, dermatologista e diretor do Centro Integrado de Prevenção do Envelhecimento (CIPE), em São Paulo. Já ativos como proteínas, queratina, vitaminas e frutas não têm o poder de mudar a forma capilar. Eles são acrescentados às formulações para promover tratamento, conforto na aplicação, perfume. “Queratina não alisa o cabelo. Ela hidrata por até cinco lavagens, mas não muda a estrutura”, diz Juha Antero, do MG Hair Design, em São Paulo.

Encontro perfeito
Apesar do liso continuar em alta, a moda, hoje, pede balanço e um certo volume. O visual chapado ficou para trás. “Atualmente, as mulheres preferem os lisos com as pontas modeladas, sem aquele efeito espichado demais”, fala Paulo Amianto, do Tamba Salão Boutique, em São Paulo. Por isso, muitas procuram amaciar ou alisar apenas partes do cabelo. “Nem todos os crespos se apresentam da mesma forma. Para algumas mulheres, o que incomoda é a parte de trás, para outras, a da frente. Assim, podemos resolver o problema apenas nessas regiões, aplicando o produto no local”, conta Juha Antero. No Salão Marcos Proença, em São Paulo, esse também é um procedimento comum. “Aplicamos a Escova de Diamante apenas nas laterais da frente, na franja e no topo da cabeça. Assim, o restante do cabelo mantém o movimento natural”, conta Umberto Luiz, hairstylist do salão. Então, pronta para se transformar? Conheça melhor os caminhos que podem levá-la a realizar o seu sonho.

■ Amaciamento ou relaxamento

Possibilita tirar volume e abrir os cachos. “O processo desmancha o crespo, deixando-o bem natural. Utiliza produtos à base de amônia ou guanidina, que são mais suaves, ou, dependendo do tipo de cabelo, hidróxido de sódio”, explica Toninho, do Planet Hair, em São Paulo.

Preço: de 200 a 500 reais.

■ Alisamento

Feito à base de hidróxido de sódio, altera a estrutura original do fio. Pode ser feito em cabelo virgem ou tonalizado, mas não é recomendado para o que possui mechas e tintura. O resultado é um cabelo liso e com balanço.

Preço: a partir de 400 reais.

■ Escova progressiva 

Não muda a estrutura do cabelo, apenas “plastifica” os fios armados e volumosos. O resultado é um cabelo liso natural, com movimento. Também é conhecida como escova inteligente, marroquina, de chocolate e de morango. Há escovas progressivas que utilizam formol dentro das especificações da Anvisa (0,2%) e outras à base de metilparabeno e propilparabeno (segundo a Anvisa, essas duas substâncias seguem a mesma regulamentação do formol).

Preço: a partir de 300 reais.

■ Escova definitiva 


“É indicada para quem tem cabelo ondulado e deseja disciplinar os fios rebeldes. Alisa o cabelo deixando-o com aspecto de chapado. Usa, em geral, hidróxido de guanidina ou de sódio e tioglicolato de amônia.

Preço: a partir de 300 reais.

■ Escova temporária

Pode ser feita por quem já passou por outros tipos de alisamento, relaxamento, tintura e descoloração. A durabilidade é curta: de 30 a 60 dias, dependendo da estrutura do cabelo. São empregados ativos hidratantes, queratina, aminoácidos e manteigas.

Preço: a partir de 250 reais.
A moda bem que tenta levar para as passarelas e a tevê o cabelo cacheado, crespo, ondulado. Mas é difícil, para as mulheres, resistir à atração que os fios retos, disciplinados e com volume controlado exercem. Para a brasileira, o liso é considerado símbolo de status, de sensualidade e sinônimo de bem tratado. Os profissionais que atuam diretamente nesse universo constatam essa realidade no dia a dia. “Quanto mais rebelde é o cabelo, mais a mulher sonha com fios esticadinhos, pois acredita que ficará com um ar mais elegante. De fato, um cabelo liso exibe melhor a cor, o corte, as luzes”, diz Wanderley Nunes, do Studio W, em São Paulo. As empresas de cosméticos também conhecem a importância desse sonho, que aparece em qualquer faixa etária. Segundo dados da L’Oréal Professionnel, entre as donas de ondulados ou crespos, a preferência pelo liso corresponde a cerca de 45%. O motivo? Ganhar mais uma arma de autoconfiança e sedução.

A polêmica do formol

Escova progressiva, japonesa, de chocolate, alisamento, relaxamento... São muitas as denominações para métodos que têm um objetivo em comum: alisar o cabelo. Alguns agem por meio de substâncias relaxantes e alisantes, que alteram a estrutura capilar, como o tioglicolato de amônia, o hidróxido de guanidina e o hidróxido de sódio. Outros usam o formol (formaldeído ou similiares), cuja ação é formar uma película que “encapa” o fio, dando a ele uma aparência mais lisa e assentada. “O resultado parece ótimo, o cabelo se mostra saudável, brilhante. No entanto, o formol destrói o fio silenciosamente”, alerta Sheila Bellotti, especialista em estética capilar do Rio de Janeiro.

Sheila Bellotti fala com base em dados da Agência Nacional de Vigilância Sanitária - Anvisa). De acordo com o órgão, o formol, quando utilizado em quantidade superior à prevista em lei (0,2%), assim como o glutaraldeído (ou glutaral), pode causar inúmeros problemas decorrentes do contato direto com a pele ou com o vapor produzido durante o processo. É bom esclarecer que muitos produtos são formulados com essa substância e considerados aptos para o uso. O problema está na adição do formol manualmente a um produto industrializado, com o objetivo de obter um resultado mais intenso. Isso, em geral, é feito pelo próprio cabeleireiro. “Infelizmente, alguns profissionais vendem o sonho do visual perfeito e usam artifícios proibidos para cumprir a promessa”, declara a especialista. No entanto, há uma pergunta que não quer calar: se o formol é tão prejudicial, porque dá um resultado bacana? “Não há como negar que o efeito é bom. Ele funciona como um laminado fechando as cutículas do fio, produzindo o efeito liso e o brilho. Enquanto o efeito durar, ele deixará o cabelo bonito, porém impedirá a passagem de ativos de tratamento. Há um desgaste e perda da massa capilar, o que deixa o cabelo fininho e ralo. Por isso, quem tinha uma vasta cabeleira pode estar hoje clamando por mais alguns fios, mortos para sempre pelo uso do formol”, alerta a especialista.

7 passos para uma barriga durinha

BOA FORMA esclarece algumas dúvidas sobre o assunto. Confira e conquiste o abdômen chapado dos seus sonhos



Rumo à barriga chapada

Posso fazer abdominais todos os dias? Devo apostar também nos exercícios aeróbicos? Aparelhos para abdominal funcionam? Se essas e outras dúvidas já passaram pela sua cabeça durante a busca pela barriga chapada, acalme-se: BOA FORMA responde essas e outras perguntas e ajuda você a chegar lá!

1. Só fazer abdominais chapa a barriga?

Não, o ideal é apostar na combinação infalível entre abdominais e exercícios aeróbicos. “O que elimina a gordura é a queima de calorias e, ao fazer abdominais, o gasto calórico é baixo. Por isso, esse tipo de exercício serve apenas para fortalecer a musculatura e não para eliminar a barriga”, explica Fred Badarau, personal trainer de São Paulo. Esteira, transport e bicicleta são boas opções de atividades aeróbicas. No entanto, Alfredo Galebe, nutricionista de São Paulo, alerta que para chapar o abdômen é necessário investir também em uma alimentação balanceada e acertar na dose de atividades. “Exercícios em excesso fazem o corpo entrar em stress e, com isso, o corpo proíbe a saída de gordura, o que aumenta a retenção de líquido”, explica.

2. Posso fazer abdominais todos os dias?

Sim, se você tiver um bom preparo físico. Para começar, o ideal é fazer abdominais dois dias e descansar um. O professor de educação física José Rubens D´Elia, de São Paulo, sugere intercalar as variações do exercício a cada dia ou alternar abdominais com o trabalho dos outros grupos musculares. “Assim, você consegue realizar mais repetições.”

3. Centenas de repetições dão um resultado melhor?

Quando se trata de malhar abdômen, o importante não é apenas o número de repetições mas também o tipo de estímulo dado aos músculos. Realize movimentos que trabalhem músculos distintos (reto, oblíquos e transverso). Você pode investir em exercícios de isometria (prancha, por exemplo) em um dia e no outro apostar em movimentos com sobrecarga, para o corpo não se adaptar ao estímulo. Variar o número de séries e repetições, diminuir o tempo de intervalo entre os exercícios e modificar a amplitude dos movimentos também são boas saídas para deixar a barriga retinha. E atenção: um cardápio balanceado é essencial para conseguir um abdômen definido.

4. O que é melhor, fazer abdominal antes ou depois da caminhada?

O ideal é iniciar com o exercício localizado e depois partir para os aeróbicos. Quando você começa a se exercitar, o organismo utiliza como combustível o glicogênio, uma substância que é armazenada nos músculos. Ao terminar os abdominais e começar a caminhada, o estoque de glicogênio já estará baixo e o seu corpo precisará recorrer a uma outra fonte de energia, a gordura. Como o aeróbico exige mais energia e o organismo já vai começar a atividade queimando gordura, você vai emagrecer mais rápido do que se fizesse o contrário.

16 maneiras de emagrecer (sem dieta!)

Está procurando um modo inteligente e fácil de enxugar os quilos extras? Conheça os alimentos e algumas atitudes que aceleram o metabolismo e ajudam estocar menos calorias



1. Corte o açúcar
Ele não oferece nenhum nutriente e tem 4 calorias em 1 grama. Ou seja, só engorda. Pior: assim que é consumido, faz o organismo produzir muita insulina. "Esse hormônio favorece o estoque de gordura e estimula o apetite", explica Cláudia Cozer, endocrinologista de São Paulo. Não consegue ficar sem um docinho? Então, deixe-o para a sobremesa. A comida segura o índice glicêmico do açúcar, evitando picos de insulina no organismo e a consequente sensação de fome.
2. Ande mais
Sempre que falar ao celular, caminhe. A queima de calorias pode ser mínima. Mas é melhor do que ficar parada e não gastar nada. Percorra os trajetos que você faz à pé no dia a dia como se estivesse atrasada para uma reunião. Andar rápido potencializa o consumo de calorias, até nos percursos pequenos.
3. Consuma salmão
Por ser rico em ômega 3, ele ajuda a reduzir a ansiedade. O que isso tem a ver com calorias? Sob tensão, o organismo produz uma quantidade maior de cortisona. Em excesso, esse hormônio rouba energia das células e deixa o organismo faminto, especialmente por alimentos calóricos, como pão, massa e doce. O ômega 3 faz mais pelas medidas da cintura: desinflama as células e eleva os níveis de serotonina, controlando o apetite. Outras boas fontes: atum, sardinha e linhaça.

4. Inclua queijo na sobremesa
Consumido no fim da refeição, esse alimento aumenta a capacidade do organismo de queimar gordura. O mérito é do ácido linoleico conjugado (CLA) presente no queijo, segundo estudo do Centro de Pesquisa de Alimentos Moorepark, na Irlanda.

5. Capriche nas fibras
Uma pesquisa publicada na revista científica americana Journal of Clinical Nutrition mostrou que essas substâncias são capazes de reduzir o peso total e afinar a circunferência da cintura por mais de um motivo. Dão saciedade, retardam o esvaziamento gástrico, seguram o índice glicêmico, varrem as toxinas e estimulam o funcionamento do intestino. Consuma entre 25 e 35 gramas de fibras por dia.
6. Comece o treino pela musculação
O exercício localizado usa o glicogênio estocado no músculo como fonte de energia. Isso obriga o organismo a acionar os estoques de gordura no exercício aeróbico. É por isso que malhar nessa sequência traz resultado mais rápido na balança.
7. Alimente-se antes de malhar
Quando você treina de barriga vazia, queima músculos e poupa gordura. Não é esse seu objetivo, certo? Por isso, coma uma fatia de pão com geleia, biscoito ou fruta, alimentos que oferecem energia rápida. Assim, você também garante disposição para uma aula puxada, queimando mais calorias.
8. Tome leite!
É um alimento com alto teor de cálcio, mineral que estimula a queima de gordura, afirma um estudo do Instituto de Nutrição da Universidade do Tennessee, nos Estados Unidos. Mas fique atenta às reações do seu organismo: Digestão difícil, gases e barriga inchada são sinais de alergia à proteína do leite. Esse processo desencadeia inflamação nas células, resultando em peso extra. Alternativa: aposte no cálcio vindo dos vegetais como couve, brócolis e gergelim.
9. Coma amêndoa
Um punhado pequeno (30 gramas) por dia ajuda a enxugar gordura. De acordo com uma pesquisa publicada na revista americana International Journal of Obesity, voluntários que comeram essa oleaginosa por seis meses secaram 18% da gordura corporal diante de 11% dos que não consumiram.
10. Auxiliares
Frutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia. A romã também tem esse poder. Já o limão-galego, espremido na água colabora para manter o metabolismo acelerado.
11. Vire fã de café
Por ser rico em cafeína - substância com poder termogênico -, eleva a temperatura do organismo e, com isso, acelera o metabolismo. A medida considerada saudável: três xícaras por dia. Sem açúcar, é claro.
12. Faça 6 refeições diárias
Em vez de café da manhã, almoço e jantar, fracione os alimentos em seis pequenas refeições. O organismo vai perceber que não ficará tanto tempo sem receber comida e, por isso, não precisará economizar e estocar calorias. Em duas semanas, você começa a se sentir mais satisfeita com porções menores de alimentos. A capacidade do seu estômago encolhe cerca de 30%, sua ingestão calórica diminui 10%, seu metabolismo ganha pique e você pode perder até 2 quilos por mês.

É importante prestar atenção às quantidades. Uma porção de alimento (arroz, macarrão, batata) equivale a um punho fechado. O filé de frango ou peixe deve ter o tamanho da sua mão. O filé de carne vermelha deve ser um pouco menor, do tamanho da palma da mão
13. Beba mais água
Ela emagrece de maneira direta e indireta. Vamos à primeira, recém-comprovada por um estudo do Instituto de Pesquisa Oakland, na Califórnia. Beber água antes das refeições estimula o centro de saciedade. Esse mecanismo representa uma economia no consumo de calorias: entre 70 e 90 por dia. A água também participa de reações químicas que levam à queima de gordura e à eliminação de sódio, responsável pela retenção líquida.
14. Durma bem
Passar a noite em claro estimula a produção de grelina - hormônio que aumenta a fome e os estoques de gordura. Uma pesquisa da Universidade de Chicago, nos Estados Unidos, revelou que dormir pouco traz outro prejuízo: reduz o ritmo do metabolismo. Quando você dorme mal, o organismo entende que precisa economizar energia.

15. Segredos do Oriente
Nabo, rúcula, cebola, gengibre e chá verde. Essas são as principais opções da medicina chinesa para acelerar o metabolismo. Esses alimentos são capazes de aumentar o calor no interior do organismo e por isso estimulam o metabolismo. Para melhores resultados, associe a alimentos de sabor picante com amargo. Essa combinação tonifica o baço, responsável pelo metabolismo energético e um dos órgãos mais importantes segundo a medicina tradicional chinesa.

Para o lanchinho da manhã e da tarde: tome um copo de suco com pedaços da própria fruta, de preferência ácidas, como laranja, limão, tangerina e abacaxi. O sabor ácido tem a propriedade diurética, que minimiza a retenção de líquidos. Outra boa ideia é ter na bolsa ou na gaveta do escritório biscoitinhos e outros alimentos à base de fibras integrais e frutas desidratadas
16. Coma frutas secasFrutas secas têm carboidratos do bem, que aceleram o metabolismo, e uma grande quantidade de vitaminas e sais minerais, além de potentes antioxidantes. Misture-as nas saladas, no iogurte ou na aveia.

Por que sua cabeça dói?

A dor de cabeça faz parte do dia a dia de aproximadamente 30% dos brasileiros. Apesar de comum, ela merece atenção e, se não fortratada, pode virar sua rotina de pernas para o ar. Descubra se é enxaqueca, conheça as causas desse tormento e aprenda a mantê-lo sob controle



Ela é democrática: afeta gente de todas as idades e com perfis variados. 

É tão comum que há mais de uma centena de tipos de cefaleia (nome científico da dor de cabeça) listadas nos manuais médicos. A enxaqueca e a cefaleia tensional, que, juntas, afetam a maioria das pessoas que reclamam de dor de cabeça, estão no grupo das dores primárias: mais do que apenas um sintoma, elas são a doença em si – por isso são o foco desta reportagem. No time das secundárias, estão as dores de cabeça que aparecem como sintoma de um problema em alguma outra parte do corpo – uma gripe, por exemplo – ou em situações específicas – como quando você toma algo gelado.
De um tipo ou de outro, a dor de cabeça incomoda principalmente o sexo feminino – a proporção de mulheres que sofrem de enxaqueca é de quatro para um homem; a cefaleia tensional atinge cerca de 90% das mulheres e 70% dos homens pelo menos uma vez na vida. “Por ser tão comum, mais da metade das pessoas se conforma com a dor e deixa de procurar o médico”, revela o neurologista Paulo Hélio Monzillo, do Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo. “O que é pior: elas aliviam o martírio com analgésicos sem saber que o abuso deles pode tornar a dor crônica em vez de curá-la”, alerta.

Raio X da dor


Compare as características da enxaqueca e da cefaleia tensional e identifique a que faz você sofrer
CEFALEIA TENSIONAL
Dura de alguns minutos até sete dias. Quando se estende por mais de 15 dias por mês, durante 180 dias ou mais, é crônica.

Intensidade de leve a moderada.
Dor que afeta os dois lados, a frente e o topo da cabeça, além da nuca, com sensação de peso ou aperto.
Pode provocar intolerância a luminosidade e barulho e, em alguns casos, náusea.
ENXAQUECA
Dura de quatro a 72 horas. Quando ocupa mais de 15 dias por mês durante três meses, é crônica.
Intensidade de moderada a forte, a ponto de incapacitar para o trabalho e o convívio social.
Dor latejante, com sensação de pressão, geralmente de um lado só da cabeça. Algumas pessoas enxergam luzes ou sentem adormecimento em metade do corpo ou do rosto antes
de a dor chegar.

Pode levar à intolerância a luminosidade, barulho ou cheiros fortes e provocar enjoo e vômito. Pequenos esforços físicos, como apanhar um objeto no chão ou se levantar de repente, ficam insuportáveis.“Ela é genética, causada por um desequilíbrio bioquímico no cérebro que atrapalha a ação dos neurotransmissores e dispara o incômodo”, explica o neurologista Carlos Bordini, presidente da Sociedade Brasileira de Cefaleia (SBCe). Em cada pessoa, essa perturbação cerebral é estimulada por um ou mais fatores, que vamos ver a seguir – sabendo o que lhe faz mal, dá para evitar as crises. Embora não tenha cura, há tratamento com remédios específicos para a doença (não só analgésicos!), afim de espaçar as crises e amenizar a dor. Se você tem enxaqueca sempre, vá ao neurologista: ele vai prescrever o melhor alívio para o seu caso.
STRESS: preocupação e trabalho demais, assim como situações de muita felicidade, promovem uma descarga hormonal que altera a atividade cerebral e de agra a dor em quem tem predisposição à doença.
HORMÔNIOS: a oscilação nos níveis de estrogênio explica a prevalência da doença nas mulheres – é por isso também que muitas têm enxaqueca no período menstrual e que tantas melhoram na gravidez e na menopausa, quando a produção de estrogênio cai.
ALIMENTOS: “Cerca de 15% das crises são deflagradas pela presença de tiramina no organismo, um produto do metabolismo de proteínas de queijos (principalmente os curados) e iogurtes, amendoim, lentilha e chocolate”, fala Durval Ribas Filho, nutrólogo e presidente da Associação Brasileira de Nutrologia (Abran). Ela dilata os vasos sanguíneos do cérebro e provoca a dor. Outras substâncias com efeito parecido são o açúcar, os nitritos (na salsicha e outros embutidos), o glutamato monossódico (nos molhos e sopas prontos) e o aspartame.

ÁLCOOL: a ação vasodilatadora é o que faz a cabeça pesar quando você exagera na dose. Quem possui o gene da doença sofre mais ainda, mesmo com pequenas doses de vinho ou cerveja: é que, além do álcool,essas bebidas têm tiramina. Mas não confunda com a dor de cabeça de ressaca, que acontece pela desidratação causada pelo álcool. A pouca ingestão de líquidos, aliás, altera o metabolismo cerebral e também pode desencadear a enxaqueca.
CAFÉ: para algumas pessoas, uma xícara da bebida piora a dor; para outras, melhora. Os especialistas dizem que o perigo mesmo é a mudança de hábito: ficar muito tempo sem café se você costuma tomar várias doses por dia ou passar da quantidade a que seu corpo está habituado.
SONO: para quem tem tendência à enxaqueca, as horas a mais na cama no fim de semana podem fazer um estrago. “Não é só a privação do sono que dispara a crise, mas o excesso e os cochilos fora de hora também”, avisa Paulo Monzillo. A receita é fazer o máximo para não quebrar sua rotina de sono, por maior que seja o cansaço ou o tempo para dormir.

Cefaleia tensional: mal da vida moderna

Se o stress é um dos gatilhos das crises de enxaqueca, aqui ele é o principal, pois tem relação direta com a sobrecarga imposta à musculatura da cabeça, dos ombros e do pescoço, que acaba em dor. Buscar formas de relaxamento, tentar evitar situações estressantes e praticar atividade física regularmente são as alternativas mais eficientes para amenizar o incômodo e não deixar que ele atrapalhe a rotina de trabalho e a vida social. Os exercícios descontraem a musculatura e estimulam a liberação de endorfina e serotonina, substâncias que reduzem a dor e induzem sensação de bem-estar. Um estudo da Universidade e Granada, na Espanha, comprovou que meia hora de massagem na cabeça e no pescoço durante a crise de cefaleia alivia a dor e a ansiedade e tem efeito prolongado por 24 horas, dispensando o uso de analgésico. Para os especialistas, a vantagem em relação aos comprimidos é que a manipulação da região dolorida afasta a dor sem o perigo do efeito rebote (retorno depois que a droga para de agir).

Merengue de chocolate com morango

Essa receita fica pronta num piscar de olhos. Basta misturar três ingredientes simples. Um toque importante: se usar suspiro em vez do biscoito, deguste a guloseima imediatamente após o preparo. Se esperar alguns minutinhos, ele pode derreter e se misturar ao creme de chocolate. Se quiser emagrecer ainda mais o doce, opte pelo suspiro light.



Ingredientes

• 5 suspiros pequenos ou 2 biscoitos champanhe
• 1 pote (110 g) de sobremesa de chocolate light (tipo Danette)
• 10 morangos

Modo de preparo

Corte os suspiros pela metade (ou quebre os biscoitos em pedacinhos) e junte-os com sete morangos picados. Numa taça, coloque metade dessa mistura e cubra com parte da sobremesa de chocolate. Coloque mais uma camada de suspiro com morango e o restante da sobremesa de chocolate. Finalize com mais três morangos cortados em pedaços.


Tempo de preparo: 5 minutos
Rende: 1 porção
Calorias: 215
 


Olhar de gata

Dá para fazer esta maquiagem usando qualquer cor de sombra. Opte por duas que sejam próximas, sendo uma mais escura do que a outra. Use um pincel chanfrado para aplicar o produto e outro com as cerdas arredondadas para esfumá-lo



1. Inicial
Acha difícil combinar dois tons de sombra? Sandro Borges, make up artist, de São Paulo, ensina que o importante é ter uma passagem suave, quase imperceptível de um para o outro. “Faça um passo por vez para cada lado em vez de finalizar um olho todo. Assim, o risco de o resultado ficar diferente é menor”, diz



2. Passo 1

Para começar, aplique uma sombra mais clara no canto interno até a metade da pálpebra
e, com um pincel redondo como o da foto esfume-a para fora.




3. Passo 2

No canto externo, aplique a sombra escura. Concentre o produto perto dos cílios e vá esfumando em direção ao centro da pálpebra. Não exagere na quantidade, pois fica difícil esfumar.



4. Passo 3

Aplique uma sombra iluminadora (bege, branca e rosa opacos ou perolados) logo abaixo da sobrancelha, acompanhando o desenho dela.



5. Passo 4

Passe um lápis preto para olhos bem rente à raiz dos cílios e esfume-o para cima – isso dá maior expressão ao olhar. Finalize com máscara para cílios.


É Isso Ai Gente Obrigada, E Comenteem !!!

Correr envelhece?

Um dilema de corredores. Descubra se é verdade !



Um estudo que está sendo realizado pela Unifesp, pelo Instituto Dante Pazzanese e Instituto Paulista de Medicina Preventiva tenta acabar com essa polêmica. Os especialistas, nessa fase da pesquisa, avaliaram o desempenho de corredores e chegaram à conclusão de que, durante a malhação, a produção de radicais livres, substâncias que podem oxidar as células, é realmente maior do que em quem não pratica uma atividade física intensa. Mas, por outro lado, eles produzem mais substâncias antioxidantes em repouso. Portanto, há uma compensação. "A explicação é simples: parte do oxigênio que inspiramos vira radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento. Durante um exercício intenso, respiramos mais e, consequentemente, a produção de radicais livres aumenta. Só que o organismo acaba equilibrando isso durante a recuperação -, explica Mauro Vaisberg, médico do Hospital Samaritano e especialista em medicina esportiva da Unifesp. E tem mais: quando a gente corre, normalmente segue uma dieta balanceada, com frutas, verduras e legumes, alimentos ricos em antioxidantes - o que ajuda ainda mais a reverter o prejuízo.

Mais magra com abacate

Ele sempre teve a fama de engordar. Mas, agora, pesquisadores do mundo todo afirmam que a fruta emagrece! E não aumenta as taxas de colesterol como se pensava. Ao contrário: faz bem para o coração e ainda deixa a pele mais bonita!






Nem todo mundo dá bola para o abacate, mas só até descobrir seus poderes. Para citar alguns: protege o coração e ajuda a manter a pele jovem. E, apesar de ter passado décadas com a fama de engordar, os novos estudos revelam que ele diminui o índice de massa corporal (IMC). Ou seja, emagrece! “Os pesquisadores também constataram que o abacate reduz 42% o risco de síndrome metabólica – desordem no metabolismo capaz de desencadear diabetes e ganho de peso”, diz a
utricionista Valéria Pascoal, diretora da VP Consultoria Nutricional, em São Paulo. O segredo é você comer a fruta com frequência e em doses moderadas, sozinha ou em receitas leves.

Ação antigordurinhas

Boa parte dos benefícios do abacate é mérito do ácido oleico – a mesma gordura boa do azeite de oliva. Presente na polpa numa proporção excepcional, ele aumenta a sensação de saciedade (você fica feliz com menos comida) e adia a fome. Também baixa a carga glicêmica da refeição e reduz a inflamação nas células, o que resulta em menos gordura no corpo. Eis aí um atrativo e tanto para quem vive de olho no ponteiro da balança.
Consumida na hora de dormir, a fruta promove outro efeito: “Nesse horário, o abacate intensifica a ação do GH, hormônio do crescimento, que tem o pico de produção à noite.” O que isso tem a ver com a cintura sequinha? “No adulto, o GH ajuda a formar músculos e faz o organismo usar a gordura estocada como fonte de energia”, garante o consultor de nutrição Alfredo Galebe, de São Paulo. A medida recomendada: 2 colheres de sopa (no máximo três) da fruta pura (não vale pôr nem adoçante!) antes de você ir para a cama.

Aliado da pele e do coração

Atrás de um produto de beleza natural? Pode apostar no abacate. “Rico em vitaminas A e E e beta-sitosterol, ele ajuda a combater acne, ruga e celulite”, afirma a nutricionista Eliane Tagliari, da clínica Nutribioforma, em Curitiba. Agora, para quem faz exercício, o abacate é mais do que necessário. As
substâncias anti-inflamatórias presentes na fruta reduzem o risco de desgaste na cartilagem (tecido que protege as articulações), segundo uma pesquisa publicada na revista científica Osteoarthritis and Cartilage. Um outro estudo, do Centro de Nutrição Humana da Califórnia (Ucla), nos Estados Unidos,
revelou que o coração também fica protegido. “O beta-sitosterol, em parceria com outro componente do abacate, a L-glutationa, reduz o colesterol ruim sem prejudicar o bom”, completa Valéria Pascoal.

Fruta com proteína

O abacate é uma das raras frutas que tem proteína. Pouquinho, é verdade. Mas acaba sendo uma opção para completar esse nutriente na refeição. Assim você pode consumir a fruta em receitas salgadas – e não só com açúcar (hábito típico dos brasileiros). Acredite, fica ótimo! Melhor ainda: a gordura do abacate aumenta em até 10% a absorção dos carotenoides, entre eles o licopeno, presente principalmente no tomate. De novo, você só tem a ganhar com isso. O licopeno tem o poder de reduzir os radicais livres prevenindo o envelhecimento precoce. Então aproveite para incluir a fruta do abacateiro de diferentes maneiras no seu dia a dia. Mas lembre-se: em porções moderadas!

Tamanho econômico

Existe mais de 30 tipos de abacate no Brasil. “São resultado do cruzamento entre espécies nativas do México, Caribe e Guatemala”, explica Otoniel Duarte, pesquisador da Embrapa/Roraima. A maioria é grande: pesa cerca de 500 gramas. Mas você pode encontrar versões pequenas. É o caso do avocado, popular na América Central e cultivado aqui há uma década. Mas cuidado: apesar de pesar só 85 gramas, contém as mesmas calorias (160 em 100 gramas) que o primo grandalhão. E não perde nada em nutrientes. Ao contrário: tem mais fibras e vitaminas A, C e E. “Significa que o avocado é ainda mais poderoso em antioxidantes”, diz Adriana Martins, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo que já fez estudos sobre a fruta.

sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Dicas limpeza de pele com famosas


Fernanda Lima.

Uso produtos oil-free e hidratante. Antes de dormir, retiro a maquiagem e aplico um hidratante com ácido para evitar manchas.

Nívea Stelmann.


O dermatologista é quem detecta as necessidades da pele e pode recomendar as ações mais adequadas. Eu, por exemplo, preciso de uma boa limpeza mensalmente.

Giovanna Antonelli.


Tomar bastante líquido. Para me manter bem hidratada, além de apostar na água, virei fã do suco de luz. Essa mistura, feita com frutas, vegetais e brotos, desintoxica e deixa a pele bonita.

Maitê Proença

 

O bom humor. Isso vale mais do que qualquer cosmético. A felicidade contagia todas as células do corpo.

Claudia Abreu.

 

Antes de sair de casa, aplico filtro solar no rosto, faça chuva ou faça sol. Nos dias mais quentes, chego a passar um FPS 100.

Angélica

A apresentadora Angélica conseguiu driblar o inchaço graças às sessões regulares de drenagem linfática. Contra a flacidez, ela recorreu ao Thermacool, um equipamento de radiofreqüência que promete maior firmeza. “Depois de duas gestações, o corpo fica mais flácido!”

Ivete Sangalo

A cantora Ivete Sangalo usa um sabonete para reduzir a oleosidade e hidratante à base de soja e vitamina C. A cada mês, faz em casa um peeling com um produto à base de ácido retinóico. Para prevenir manchas, os cosméticos de uso diário contam com uma dose mínima de clareador. E com a intenção de evitar espinhas, os hidratantes contêm um pouquinho de antibiótico na fórmula.

Adriane Galisteu

 

“Como estou acostumada com o sol, procuro usar o FPS 15 nos primeiros dias de exposição. Depois diminuo a proteção e intercalo FPS 8 e FPS 15. Uso hidratante para pele ressecada em doses generosas depois do banho”.

 

Ildi Silva

 

”Logo após retirar a maquiagem, uso Hipoglos ao redor dos olhos para hidratar a pele”, diz a atriz Ildi Silva. A pomada é rica em óleo de fígado de bacalhau, por isso tem alto poder de hidratação.

Isis Valverde

A atriz Isis Valverde lava diariamente o rosto com o sabonete líquido Cleanance Gel, da Avéne, e, jamais sai de casa sem um protetor solar. Atualmente, usa um da fabricante francesa La Roche-Possay. Como ainda tem a pele jovem e um pouco oleosa, à noite usa cremes que tenham componentes clindamicina e peróxido benzoíla, que combatem as espinhas.

Sabrina Sato

Duas vezes por semana, Sabrina Sato aposta em uma sessão de drenagem linfática combinada com massagem modeladora para eliminar o inchaço. Também já experimentou carboxiterapia para firmar o bumbum, pernas e a barriga. “Esse tratamento é bom, mas dói um pouco. A drenagem é mais tranqüila”, avalia.

Carolina Dieckmann

Carolina Dieckmann usa hidratante para a área dos olhos e outro no rosto, pescoço e colo, com FPS 15. Quando vai à praia, espalha protetor 60 em todo o corpo. E, a cada 15 dias, passa um produto esfoliante de ácido salicílico, indicado pela dermatologista Claudia Miki, da Clínica Essendi, para remover as células mortas e deixar a pele mais lisinha.

Christiane Torloni


“No rosto, uso filtro 100 quando vou à praia”, ressalta a atriz Christiane Torloni. E não dispensa os cuidados diários fundamentais. “Retiro a maquiagem, limpo e tonifico. Mas, na hora do creme, gosto de praticidade.” Por isso é fã de produtos que combinam várias funções: hidratação, proteção, efeito lifting e anti-rugas, como os das marcas Shiseido e La Prairie.

Xuxa


Xuxa passa máscara de mamão e de iogurte no rosto e faz esfoliação com açúcar e limão no corpo. O hidratante facial é à base de semente de uva. Para rejuvenescer o rosto, vitamina C em baixa concentração. No corpo, passa creme manipulado com uréia, que tem alto poder de hidratação. Adora hidratantes perfumados. “Escolho pelo cheiro, já que a pele do meu corpo é mais resistente”.

 

Luiza Brunet

 “O filtro virou meu hidratante”, fala a atriz Luiza Brunet. A proteção com filtro solar (60 no rosto e 15 no corpo) passou a ser diária. Só à noite passa os cremes para combater as rugas e as marcas de expressão, da Mary Cohr.

Ticiane Pinheiro

”Quando estou cansada, umedeço um algodão com chá de camomila gelado e coloco no rosto. Deixo por 10 minutos. Assim consigo melhorar o aspecto da região dos olhos”.

 Fonte: Revista Abril.